sexta-feira, 12 de setembro de 2008

LHC a experiência mais temida do mundo

Sua forma é circular, com um perímetro de 27 quilômetros. Ao contrário dos demais aceleradores de partículas, a colisão será entre prótons (português brasileiro) ou protões (português europeu), e não entre pósitrons e elétrons (como no LEP), entre prótons e antiprótons (como no Tevatron) ou entre elétrons português brasileiro ou electrões português europeu e prótons (como em HERA). O LHC irá acelerar os feixes de prótons até atingirem sete TeV (assim, a energia total de colisão entre dois prótons será de 14 TeV) e depois fá-los-á colidir em quatro pontos distintos. A luminosidade nominal instantânea é 1034 cm-2s-1 , a que corresponde uma luminosidade integrada igual a 100 fb-1 por ano. Com esta energia e luminosidade espera-se observar o bóson de Higgs e assim confirmar o modelo padrão das partículas elementares.

Sua construção e entrada em funcionamento foi alvo de um filme da BBC sobre um possível fim do mundo, e tem gerado uma enorme polêmica na Europa.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Colisor_de_H%C3%A1drons

Já é notório o experimento que foi iniciado no dia 10 de setembro deste ano. Para quem ainda não sabe, existe cameras internas no tal LHC localizado no CERN ( Laboratório Europeu de Física de Partículas ) que monitoram o que está ocorrendo neste exato momento. o link para ver ao vivo é http://www.cyriak.co.uk/lhc/lhc-webcams.html .

Um comentário: